segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AULA V - O QUE SÃO: ACIDENTES, INTERVALOS E GRAUS NA MÚSICA?



Olá Galera !!!

Bom, na aula passada nós aprendemos o que são as Notas Musicas e o que elas representam na música. Além disso, também aprendemos sobre o sistema de Cifras e como ele nos ajuda a interpretar a leitura de um acorde.

Continuando nos nossos estudos sobre a Arte de se Tocar Violão, e hoje vamos falar sobre Acidentes Musicais, os Intervalos entre as Notas Musicais e o Sistema de Graus. Estão prontos? Então vamos lá !


Pessoal, existem algumas Notas Intermediárias que ficam entre as notas da Escala Natura. Pra dar nome a essas notas intermediárias nós vamos usar 02 (dois) Acidentes. Veja o conceito abaixo:

ACIDENTES: É quando alguma nota musical sofre algum tipo variação, seja aumentando ou diminuindo sua altura.

Existem 02 (dois) tipos de acidentes: SUSTENIDO (#) e o BEMOL (b).

SUSTENIDO(#): Eleva a altura da nota em 1/2 tom ou 1 Semitom.

BEMOL(b): Abaixa a altura da nota em 1/2 tom ou 1 Semitom.

Anotação: Pessoal o termo "Elevar" ou "Abaixar" quer dizer que estamos nos movendo no braço do violão, ora no sentido da Mão do violão em direção ao Corpo (elevar), ora no sentido contrário, ou seja, no sentido do Corpo do violão até a sua Mão. Então sempre que eu usar a expressão "elevar" ou "abaixar" você já sabe o que eu estou querendo dizer, entendido? Blz !!!


Vamos nos lembrar agora da Escala Natural de Dó Maior que vimos na aula passada. Olha ela aí embaixo:

1) C - D - E - F - G - A - B - C

Agora, vamos adicionar a essa escala os Acidentes Musicais que vimos acima e ver como ela vai ficar:

2) C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C

Ou também ela pode ficar assim:

3) C - Db - D - Eb - E - F - Gb - G - Ab - A - Bb - B - C


Vamos agora tirar algumas lições importantíssimas para o nosso estudo:

1 - Primeiro vamos observar que antes eu tinha apenas 07 (sete) notas musicais, também chamadas de Notas Naturais e fazem parte da Escala Natural. Agora eu tenho 12 (dose) notas, sendo que 05 (cinco) delas são Acidentes Musicais, são elas: C# - D# - F# - G# - A# ou pode ser também Db - Eb - Gb - Ab - Bb.

2 - Quando eu acrescento os 05 (cinco) Acidentes Musicais a minha Escala Natural, eu deixo de ter uma escala natural e passo a ter uma Escala Cromática. Que é exatamente uma escala formado pelas Notas Naturais e os seus Acidentes.

3 - Eu posso ter 02 (dois) tipos da Escala Cromática. Eu posso ter a Escala Cromática SUSTENIDA (#), onde eu ELEVO cada nota musical apenas 1/2 Tom ou 1 Semitom. E também posso ter uma Escala Cromática BEMOL (b), onde eu ABAIXO cada nota musical 1/2 Tom ou 1 Semitom.

Observe o exemplo a seguir pra ficar mais claro. Vamos tomar como base as notas Dó(C) e Ré(D):

Você pode perceber no exemplo acima que entre as notas C e D e existe uma nota Acidente, e esta nota pode receber 02 (dois) nome distintos, dependendo do tipo de Acidente. Ela pode ser: Dó Sustenido (C#) ou Ré Bemol (Db).

Eu quero dizer que se eu AUMENTAR a altura da nota Dó (C) em 1/2 Tom eu terei um Dó SUSTENIDO (C#), ou se eu ABAIXAR a altura da nota Ré (D) em 1/2 Tom eu terei um Ré BEMOL (Db). Mesmo com nomes diferentes essas duas notas C# e Db tem o mesmo som, pois são a mesma nota.

Seria mais ou menos assim: C --(aumentando 1/2 Tom)--> (C#/Db) <--(diminuindo 1/2 Tom)-- D

Pessoal esse conceito só não vale pras notas Mi(E) e Fá(F), Si(B) e Dó(C), pois entre essas notas NÃO EXISTE ACIDENTES. Ou seja, quando elevamos em 1/2 Tom a nota Mi(E) o que obtemos é a nota Fá(F) e não um E#. O Mesmo acontece quando abaixamos a nota Dó(C), o que obtemos é a nota Si(B) e não um Cb. Entendido!

Ficou claro aqui pessoal sobre o que são os Acidentes Musicais e como eles alteram as notas musicais, ora aumentando e ora diminuindo a sua altura e que sempre que isso acontece nós damos nomes diferentes para cada nova nota que é criada? Blz, vamos seguir mais um pouco então !!!

===========================================================================

INTERVALOS ENTRE NOTAS


INTERVALO: É a distância que existe entre dois sons, ou duas notas musicais.

Existem dois tipos de intervalos: SEMITOM (ST) e o TOM (T)

SEMITOM (ou 1/2 Tom): É o menor intervalo entre dois sons.

TOM: É o intervalo formado por dois semitons.

Para que possamos ter uma compreensão melhor desse conceito de Intervalo e de Tom e Semitom vamos voltar a nossa escala de Dó Maior (C).

Ex.: C - D - E - F - G - A - B.

Obs.: O nome real da Escala de Dó Maior é Escala Natural ou Diatônica, pois a base para a sua formação é feita de Tons e Semitons.

Se nós desmembramos a Escala Natural nós iremos descobrir que ela é formada a partir de uma fórmula de Tons e Semitons:


A fórmula da Escala Natural Maior como podemos ver é a seguinte: "T - T - ST - T - T - T - ST".

Resumindo: entre as Notas Musicais eu posso ter Intervalos de Tons ou de Semitons e quando eu junto esses intervalos segundo a fórmula eu formo a Escala Natural Maior.

Pessoal mais na frente quando nós vamos estudar sobre a Formação de Acordes nós vamos fazer um estudo mais profundo sobre as fórmulas das escalas musicais, por enquanto vamos nos concentrar em aprender o que é TOM E SEMITOM. Por enquanto isso basta!

===========================================================================

Pra finalizar a nossa aula de hoje vamos falar sobre o Sistema de Graus e de que forma ele é utilizado.

SISTEMA DE GRAUS: foi desenvolvido para representar de maneira clara a "ordem das notas musicais", ou seja, é com esse sistema que vamos poder organizar e posteriormente identificar com mais facilidade quais são as notas que irão nos interessar na hora de formar um acorde. O Sistema de Graus é também um parceiro importantíssimo na hora em que fomos estudar as Escalas Musicais.

Olha só este exemplo. Vamos tomar como base a Escala de Dó Maior (C):

Ex.: C - D - E - F - G - A - B

Se eu fizer a seguinte pergunta: Qual é a primeira nota musical da escala de dó maior? Qual será?! Se você respondeu o próprio DÓ, parabéns você acertou. E você sabe por quê ?

Sempre que uma nota musical iniciar uma escala, ela se tornará a primeira nota da escala; ou seja, Primeiro Grau da Escala. Ok !!!

Vamos pegar novamente a escala de Dó Maior(C), só que agora vamos acrescentar à ela os respectivos Graus de cada nota. Olha só, ficará assim:

Ex.:
C - D - E - F - G - A - B
I - II -III-IV-V- VI-VII

Agora que fica muito mais fácil identificar as nota musicais utilizando o Sistema de Graus. Quer ver? Me diga que nota musical corresponde ao II grau da escala de Dó Maior?

R: a nota Ré (D), pois ela está na segunda posição. Entendeu !!! Sendo assim eu posso dizer que Ré (D) é o II GRAU de Dó (C).


Agora e fácil dizer que o Sol (G) é o quinto grau de Dó (C). O Si (B) é o sétimo grau de Dó (C) e assim por diante...

Viu como ficou fácil e prático, pois esse é exatamente a utilidade do Sistema de Graus, facilitar a visualização dos Graus de cada Nota.


Pessoal eu espero que todos tenham aprendido bastante até aqui e que tudo o que foi falado tenha servido para aumentar o seu conhecimento musical.

Uma palavra que posso dizer à você sobre o estudo da música é: NÃO DESISTA POIS LOUVAR À DEUS COM PERFEIÇÃO É BOM DEMAIS !!!

Link da Vídeo Aula: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/638/

Pra guardar no coração: Sl 145.18: "O Senhor está perto de todos que o invocam...com sinceridade".

Um comentário:

  1. Show esse blog. Muito fácil e esclarecedoras as explicações. Me ajudpu bastante. Parabéns.

    ResponderExcluir