quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

AULA IV - O QUE SÃO: NOTAS MUSICAIS E CIFRAS?




Olá pessoal, estamos aqui para dar continuidade as nossas aulas. Hoje vamos falar sobre alguns conceitos que são importantes para que possamos começar a manusear o violão.

Em primeiro lugar vamos esclarecer alguns detalhes que você precisa saber. Você sabe, exatamente, o que é uma Nota Musical? Não! Sem problemas, vamos aprender agora.

NOTA MUSICAL: É um termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma frequência.

Mesmo que você não seja nenhum músico profissional, você já deve, em algum momento, ter ouvido ou lido alguma sobre as famosas Notas Musicais. Provavelmente você se lembra quantas e quais são elas. Se você não lembra vamos refrescar a memória, elas são: 07 (sete) notas - DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI. Lembrou, muito bem!

Agora que você já aprendeu o que é uma Nota Musical e quais são elas, vamos avançar no nosso estudo.

=============================================================================

Há um outro conceito muito importante que você vai precisar aprender para que possamos prosseguir. Eu estou falando das tão famosas "CIFRAS". Você sabe o que é uma Cifra? Não! Não tem problema, dá uma olhadinha no conceito aqui em baixo.

CIFRA: É um sistema de Notação Musical usado para indicar algum acorde específico e para isso se utiliza alguns caracteres especiais, tipo: Símbolos Gráficos, Letras e até mesmo Números.

As Cifras servem para mostrar, de uma maneira mais prática, o nome das notas musicais e também dos acordes, que devemos tocar. Resumindo, ao invés de escrever na música a nota DÓ MENOR COM SÉTIMA MENOR, QUINTA AUMENTADA EM SEGUNDA INVERSÃO, nós simplesmente escreveremos o seguinte: Cm7#5/G. O que você acha, não ficou mais prático ?! É esse exatamente a função da Cifra.

Veja como é utilizado o sistema de Cifras. Cada nota musical é representada por uma letra do alfabeto, observe o exemplo abaixo:


Dó ---> (C) / Ré ---> (D) / Mi ---> (E) / Fá ---> F / Sol ---> (G) / Lá ---> (A) / Si ---> (B)


=============================================================================

Muito bem pessoal. Até aqui já aprendemos muitas coisas importantes. Parabéns !!! Agora vamos prosseguir mais um pouco.

Como falamos acima, a Cifra é um sistema que para expressar o nome das notas ou acordes ela se utiliza de alguns caracteres especiais, exemplo: Letras, Símbolos e Números. Essas caracteres quando são adicionados ao lado das notas musicais eles passam a alterar a sua sonoridade, criando assim uma nova nota musical, com uma estrutural musical bem diferente da nota original.

Vamos mostrar afinal que tal de Caracteres Especiais são esses que tanto temos falado nessa aula hoje.

Esses caracteres podem alterar a Cifra de 03 (três) maneiras:

1⁰) TIPOS DE ACORDES: Maior, Menor(m), Sustenido(#) ou Bemol(b). Ex.: C - Cm - C# - Cb.

2⁰) EVENTUAIS ALTERAÇÕES: Aumentada(aum), Diminuta(⁰), 7ª Menor, 7ª Maior(+). Ex.: C⁰ - C7 - C7+

3⁰) INVERSÃO DE ACORDES: 3ª, 5ª ou 7ª no baixo. Ex.: C/E - C/G - C/B.

Ou seja, assim como nós temos a nota "C" (dó maior). Também podemos ter uma nota "Cm" (dó menor). Ou também podemos ter "C#m" (dó sustenido menor), e por aí vai. Ou seja, sempre que eu acrescentar ao lado de uma nota musical algum caractere especial, esse caractere não só altera o nome dessa nota musical, como também a sua sonoridade, ela deixa de ser aquela nota inicial e se torna outra (em muitos casos) bastante diferente. Entenderam? Blz !

Olha só pessoal no que diz respeito ao estudo das Cifras há muito mais coisas que podemos comentar, mas vamos deixar essas explicações mais detalhadas pra nossa próxima aula pra não confundir a cabeça de ninguém, ok. O importante agora é vocês saberem que a partir de agora nós vamos sempre trabalhar com o sistema de cifras, por isso estudem novamente essa nossa aula e qualquer dúvida, por favor, nos perguntem. Teremos o maior prazer em responder.


Meus amigos, até a próxima aula e que Deus seja o seu amigo todos os dias.


Link da Vídeo Aula: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/540/


Pra guardar no coração: 2Co 3.5: A Nossa capacidade vem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário