segunda-feira, 5 de março de 2012

AULA VI - MÃO DIREITA & MÃO ESQUERDA, POSTURA E AFINAÇÃO.



Salve, salve galera da Música !!!

estamos aqui novamente para dar continuidade as nossas aulas de Violão. Hoje vamos abordar dois assuntos importantes para que você possa começar a manusear o seu instrumento. A Postura Correta para se tocar seu violão sem se prejudicar, e o outro assunto é sobre como se deve Afinar seu Violão Corretamente.

Antes de mais nada vamos esclarecer alguns mitos sobre a "Postura Correta". Não existe um padrão quando se fala de postura na hora de tocar violão, mas sim algumas dicas que são adotadas como padrões por muitos músicos e que certamente facilitam bastante na hora de dedilhar, isso sem prejudicar sua coluna ou sua mão, por causa do esforço que seu corpo faz na hora de tocar. Então preste atenção nas dicas abaixo e tente adequá-las a sua maneira de tocar e veja o que fica melhor pra você. Ok !!!

Lembrete: "A Arte de Tocar Violão vem da combinação perfeita entre o sincronismo dos movimentos da sua mão direita com a agilidade com que você consegue executar as notas que são formadas pela mão esquerda".

REGRA DA MÃO DIREITA E MÃO ESQUERDA

Obs.: "Vamos tomar como convenção que somos DESTROS e que utilizaremos a MÃO DIREITA para Dedilhar as cordas do violão e a MÃO ESQUERDA para construir os Acordes no braço do violão. Caso você seja CANHOTO, você pode apenas inverter a POSIÇÃO DAS MÃOS, mas sem inverter as cordas, ou pode fazer uma INVERSÃO COMPLETA, invertendo tanto a posição das mãos como também todas as cordas do violão".

Observe o desenho esquemático da Mão Direita e Mão Esquerda:



Mão Esquerda: é utilizada sobre o braço do violão fazendo com que pressione as cordas com as pontas dos dedos para que soe o som correto das notas.

Dedos da Mão Esquerda:
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anelar
4 – Mínimo

O Polegar tem uma importância imensa na mão esquerda. Ele é utilizado como apoio para todos os outros dedos, por isso na hora de tocar uma nota ou de construir um acorde, posicione corretamente polegar de maneira que os outros dedos possam ter a firmeza necessária para pressionar as cordas e fazer os acordes.



Os outros dedos (1 - 2 - 3 - 4) devem estar sempre na posição vertical, para que possam apertar as cordas sem fazer tanto esforço e evitando também um abafamento indesejável das outras cordas.



Mão Direita: é utilizada sobre a boca do violão, aferindo as cordas de maneira ordenada ou ritmada, ora através de batidas, ora através de dedilhados.

Dedos da Mão Direita:
P - Polegar
I - Indicador
M - Médio
A – Anular

Observe abaixo a maneira correta de se posicionar a Mão Direita sobre o violão.


Assim como na mão esquerda, o Polegar na Mão Direita também é de grande importância, pois ele é utilizado como apoio para os demais dedos e também para tocar as cordas mais graves do violão, também chamadas de "Bordões".

Para que você seja considerado um bom violonista é importante que você consiga obter uma boa agilidade, tanto a mão Direita como a Esquerda, pois isso é de fundamental importância para a boa execução das músicas que pretende tocar. Pois não adianta você decorar todos os tipos de escalas ou acordes se você não consegue executá-las da maneira que devem ser.

Existem hoje, vários sites que disponibilizam diversos tipos de exercícios para que você treine (incansavelmente) e consiga desenvolver a sua agilidade, tanto para a Mão Direita, como para a Mão Esquerda. Lembre-se, quanto mais você conseguir unir AGILIDADE e CONHECIMENTO, mais próximo você estará de se tornar uma excelente LEVITA.

Obs.: PRA DEUS, SEMPRE O MELHOR!

=============================================================================

Muito bem pessoal! Agora que vocês já estão craques sobre como posicionar as suas mãos sobre o violão, vamos dar mais um passo rumo ao nosso objetivo.

Nossa aula agora é sobre: "POSTURA CORRETA DO SEU CORPO".

Pessoal, quando falamos em postura sobre o violão, devemos lembrar que há 02 tipos clássicos de postura: A postura para o Violão Popular e a postura para o Violão Clássico.

Como a princípio vamos utilizar o violão para estudarmos, então eu acho melhor utilizamos a postura do Violão Clássico, pois ela é a mais adequada para quem está aprendendo, haja visto que a postura do violão popular é mais voltado para quem já sabe tocar. ok !!!

No Modo Clássico você deve colocar o corpo do seu instrumento confortavelmente entre suas pernas, descansando o instrumento em cima da sua coxa. É aconselhável que você tenha uma cadeira ajustável, caso você tenha problemas para alcançar o chão com os seus pés. O braço do violão deve ser segurado em um ângulo de 45 graus, veja abaixo:



Primeiro passo:
Sentado de maneira confortável, você deve apoiar o violão sobre a perna esquerda, permitindo que ele (violão) se encaixe perfeitamente a ela (perna). Sua perna esquerda deverá estar apoiada sobre um banquinho de mais ou menos vinte centímetros, melhorando assim o apoio do instrumento.

Segundo passo:
Segure o instrumento de forma que sua coluna permaneça reta, ou seja, evite curvar-se para frente para ver as casas no braço do violão, pois esse movimento certamente irá lhe causar muita dor na região do pescoço e da coluna.


Terceiro passo:
Incline o braço do violão fazendo um ângulo de 45⁰, pois fazendo assim você terá mais conforto para a sua mão esquerda na hora de formar os acordes ou as escalas.

Quarto passo:
De maneira ajustável, recline o seu braço direito sobre o corpo do violão de forma que depois você possa ter liberdade no seu antebraço para realizar as batidas com a sua mão direita.



E é isso aí pessoal. Essa é a maneira mais correta de se estudar com o violão, ok!

Vamos continuar...

=============================================================================

"AFINANDO SEU VIOLÃO"

Pessoal, todos nós sabemos que uma das coisas mais irritantes para quem está iniciando, é afinar o violão, primeiro porque você ainda não desenvolveu habilidade auditiva suficiente para saber se realmente está afinado ou não; e segundo porque é chato mesmo!

Mesmo que você ache isso uma perca de tempo, saiba que não é não. Sempre que você tenta afinar o violão de ouvido, ou através de algum dispositivo eletrônico, você (de uma certa forma) está também exercitando o seu ouvido. Por isso, mesmo que seja chato e entediante, treine sempre que puder!

Nós já aprendemos que cada corda do violão corresponde a uma nota musical. Observe o desenho abaixo:

MI |--------|--------|--------|--------|--------| 6a
LA |--------|--------|--------|--------|--------| 5a
RE |--------|--------|--------|--------|--------| 4a
SOL |--------|--------|--------|--------|--------| 3a
SI |--------|--------|--------|--------|--------| 2a
MI |--------|--------|--------|--------|--------| 1a

Nós podemos afinar o violão de várias maneiras:

1 - Utilizando o método de comparação de notas.
2 - Utilizando um afinador eletrônico.
3 - Utilizando um afinador virtual.
etc...

Vamos falar do 02 (dois) métodos mais comuns para se afinar um violão.

1 - COMPARANDO DAS NOTAS:

Para começarmos a afinar utilizando este método tradicional, devemos ter pelo menos uma das cordas já afinadas, para que ela sirva de base para a afinação das outras cordas.

Geralmente a primeira corda que afinamos é a 5a corda, Lá(A). Para podermos afiná-la corretamente, nós utilizamos uma aparelho simples, chamado Diapasão. O Diapasão é um pequeno objeto metálico que quando tocado vibra numa frequência de 440 Hz, que é exatamente a frequência da nota Lá(A). A Maneira de utilizá-lo é bem simples, primeiro você bate o Diapasão em qualquer superfície e depois encosta sua base sobre o tampo do violão, e ao fazer isso você escutará o som da nota Lá(A), aí é só afinar a 5a corda até o som dela se igualar ao som emitido pelo Diapasão.


Depois que você já estiver com a corda Lá(A) afinada aí você pode continuar com a sua afinação.

Obs: "Para que você possa aumentar ou diminuir a tensão das cordas você deve girar as tarraxas. Se o som produzido pela corda for mais baixo do que o desejado, é preciso girar a tarraxa correspondente para esquerda, isso irá aumentar a tensão na corda e fará com que o som fique mais agudo. Porém se o som estiver mais agudo do que deveria, você deve girar a tarraxa para a direita, dessa forma o som ficará mais grave".


Depois de tomar uma verdadeira surra para conseguir afinar o som da 5a corda (A) usando um diapasão, podemos então começar a afinar as outras. Devemos Proceder da seguinte forma:

Pressionada na 6ª Corda na 5a Casa, o som que você obterá será o da nota Lá (A), que corresponde exatamente ao som da 5ª corda solta. Aí então gire a tarraxa para a esquerda ou para direita até igualar o som das duas cordas.

Pressionada na 5ª Corda na 5a Casa, o som que você obterá será o da nota Ré (D), que corresponde exatamente ao som da 4ª corda solta. Aí então gire a tarraxa para a esquerda ou para direita até igualar o som das duas cordas.

Pressionada na 4ª Corda na 5a Casa, o som que você obterá será o da nota Sol (G), que corresponde exatamente ao som da 3ª corda solta. Aí então gire a tarraxa para a esquerda ou para direita até igualar o som das duas cordas.

Pressionada na 3ª Corda na 4a Casa, o som que você obterá será o da nota Si (B), que corresponde exatamente ao som da 2ª corda solta. Aí então gire a tarraxa para a esquerda ou para direita até igualar o som das duas cordas.

Pressionada na 2ª Corda na 5a Casa, o som que você obterá será o da nota Mi (E), que corresponde exatamente ao som da 1ª corda solta. Aí então gire a tarraxa para a esquerda ou para direita até igualar o som das duas cordas.


OUTRAS DICAS PARA AFINAR SEU INSTRUMENTO

Para afinar mais facilmente o seu instrumento você pode utilizar um Afinador Eletrônico. É um equipamento fácil de utilizar e seu preço é bastante compensador. Mesmo que você não tenha muita prática em afinação, você pode tranquilamente manusear pois é bastante intuitivo.

Quando você toca alguma das cordas do violão automaticamente o ponteiro central se move procurando lhe mostrar como está a tensão daquela nota que você tocou. Se estiver abaixo da marcação central, isso quer dizer que a corda está com pouca tensão, então você deve apertar a corda até que ela se iguale ao centro. Se o ponteiro estiver acima da marcação central é porque a corda está bastante tensionada e deve ser afrouxada até chegar ao centro.


Todo afinador eletrônico mostra em seu visor uma numeração e uma letra que corresponde a corda que está sendo tocada. Ou seja, você pode se guiar pela numeração da corda ou pelo nome dela.

A maioria dos afinadores possuem dois tipos de afinação. Podem ser pela captação do som através do seu microfone embutido, ou pode ser pela conexão de um cabo P10 que é conecta o afinador ao violão.

Pessoal eu afirmo, não tem nenhum mistério com relação a utilização do afinador eletrônico. Por isso se você puder adquirir um faça isso, você não vai se arrepender. ok !!!


Bem pessoal é isso aí. Espero que todos vocês tenham gostado das nossas explicações e que tenham tirado todas as dúvidas, mas se ainda ficou alguma pulga atrás da orelha, não precisa se estressar, é só mandar a sua dúvida para nós que estamos aqui pra ajudar.


Link da Vídeo Aula: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/602/

Link da Vídeo Aula: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/dicas-e-manutencao/536/


Pra guardar no coração: 1Pe 4.8: "Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados"

5 comentários:

  1. parabens pelas orientações... posso utilizar em um projeto social, na cidade de nova união minas gerais, abraços, Pastor Reginaldo Elizeu

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela excelente dica e que deus ilumine o caminho de todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu peguei um livro de estudos para violão e me deparei com a expressão "V posição" referente a uma posição da mão esquerda. Poderia me explicar o que seria isso? Até então havia feito estudos na 1ª, 2ª e 3ª posições... Mas nunca tinha visto essa tal "V posição". Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Muinto bom obrigado

    ResponderExcluir