segunda-feira, 26 de março de 2012

AULA XI - TRÍADE MAIOR e MENOR



Muito Bom Dia Pessoal !!!

Tudo bem com vocês?! hoje nós iremos começar um novo capítulo nessa nossa jornada rumo ao aprendizado do violão, eu espero que todos estejam se empenhando bastante e procurando aprender tudo o que já foi explicado aqui, pois tudo o que já falamos servirá (e muito) para essas aulas que iremos ministrar daqui em diante. Ok !!!

Antes de mais nada, vamos começar essa aula aprendendo conceito, afinal O que é uma Tríade?

TRÍADE: é um grupo de 03 (três) notas que se dispõem seguindo uma fórmula específica. As tríades são a base de todos os acordes existente, independente de que variação ou alteração esse acorde possa ter.

É isso mesmo pessoal, todas os acordes que nós comumente tocamos são na verdade Tríades. Essas Tríades podem variar dependendo da alteração que ela sofra na sua estrutura, e pra cada tipo de alteração nós damos à ela um nome específico.

vamos começar a aprender a como utilizar as Tríades para formar os acordes e os respectivos nomes que cada alteração terá. Ok, então vamos lá!


TRÍADES MAIORES

As Tríades Maiores são utilizadas para se obter os Acordes Maiores e elas são formadas com as seguintes notas: I, III, V ou Fundamental, 3ª Maior, 5ª Justa.

Você pode agora perguntar: Quais são essas notas e como se faz para obtê-las?

Para descobrirmos quais notas fazem parte da Tríade Maior nós precisaremos utilizar uma fórmula específica, e a essa fórmula específica nós daremos o nome de Fórmula da Escala Maior, pois quando utilizamos essa fórmula obtemos sempre um Acorde MAIOR. Observe a figura abaixo:



Quando aplicamos a Fórmula da Escala Maior (T - T - ST - T - T - T - ST) na Escala de Dó, nós obtemos as seguintes notas: C - D - E - F - G - A - B - C, isso porque os intervalos que separam essas notas são exatamente iguais a Fórmula da Escala Maior, por isso dizemos que essas notas são na verdade a Escala de Dó MAIOR.

Muito bom, agora que já formamos a Escala de Dó (C) utilizando a Fórmula da Tríade Maior, vamos retirar exatamente as notas que precisamos para formar o Acorde Dó Maior (C):

A primeira nota que precisamos é a Fundamental, que é exatamente o próprio Dó (C). Em seguida precisamos achar a 3ª Maior, que é a nota Mi (E). E por fim precisamos achar a 5ª Justa, que é a nota Sol (G). Então podemos dizer que as notas DÓ, MI e SOL quando tocadas juntas formam o Acorde de Dó Maior.

É isso aí pessoal, viu como é fácil?! Observe essa dica aí em baixo.

Resumindo: Pra se formar qualquer Acorde Maior primeiro passo é montar a Escala desse acorde usando a Fórmula Maior (T - T - ST - T - T - T - ST), depois é só identificar as notas que fazem parte da Tríade Maior (Fundamental, 3ª Maior, 5ª Justa), e depois pronto, quando você tocar as notas que achou, automaticamente você estará tocando o Acorde Maior daquela nota.


Vamos tentar achar o Acorde de Ré Maior (D):

Primeiro a Escala: D - E - F# - G - A - B - C# - D.
Tríade Maior: D - F# - A

Desafio: Tente achar a Tríade dos outras notas e veja se consegue, mas não se esqueça da Fórmula, e se você tiver dúvida, volte e releia novamente a lição.


Tabela das Tríades Maiores:


=============================================================================


TRÍADES MENORES

Diferentes das Tríades Maiores, as Tríades Menores são utilizadas para se obter os Acordes Menores e a sua diferença está na 3ª nota. A Tríade Menor terá a seguinte formação: I, IIIb, V ou Fundamental, 3ª menor, 5ª Justa.


Para descobrirmos quais notas fazem parte da Tríade Menor nós podemos seguir o mesmo exemplo da Tríade Maior, observe a explicação abaixo:

Quando utilizarmos a Fórmula da Escala Menor (T - ST - T - T - T - T - ST) na Escala de Dó, nós obteremos as seguintes notas: C - D - Eb - F - G - A - B - C.

Depois de formarmos a nova Escala utilizando a Fórmula da Tríade Menor, podemos retirar as notas que precisamos para formar o Acorde Dó Menor (Cm):

A primeira nota que precisamos é a Fundamental, que é exatamente o próprio Dó (C). Em seguida precisamos achar a 3ª Menor, que é a nota Mi Bemol (Eb). E por fim precisamos achar a 5ª Justa, que é a nota Sol (G). Então podemos dizer que as notas DÓ, MI Bemol e SOL quando tocadas juntas formam o Acorde de Dó Menor.

Resumindo: Pra se formar qualquer Acorde Menor primeiro passo é montar a Escala desse acorde usando a Fórmula Menor (T - ST - T - T - T - T - ST), depois é só identificar as notas que fazem parte da Tríade Menor (Fundamental, 3ª Menor, 5ª Justa), pronto, agora você já tem a Tríade do Acorde Menor.


Agora que você já aprendeu a Tríade Menor, que tal tentar achar o Acorde de Ré Menor (Dm):

Primeiro a Escala: D - E - F - G - A - B - C# - D
Tríade Menor: D - F - A


Desafio: Tente achar a Tríade dos outras notas e veja se consegue também, ok!


Tabela das Tríades Menores:



É isso aí pessoal, espero que vocês tenham aprendido sobre Tríades Maiores e Menores. Aqui a baixo tem um link da vídeo aula e de uma apostila legal sobre esse assunto. Estudo bastante e nos vemos na próxima aula. Valeu !!!


Link da Vídeo Aula: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/641/

Link da Apostila: http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/-1_triades.pdf


Pra guardar no coração: Tg 4.10: "Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará."

25 comentários:

  1. muito bom, mesmo! Pra quê pagar aulas! Aqui é ótimo!!

    ResponderExcluir
  2. neste caso da triade menor, a 5* justa e menor ou maior?
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a terça é que defina se seu acorde é maior ou menor. Se sua terça for maior seu acorde é maior, se sua terça for menor seu acorde será menor. Sendo eles uma tríade simples como as do exemplo acima.

      Excluir
  3. Desculpa querer corrigir aqui, mais no exemplo de fm, vc chamou a 3m de G#, e o certo seria Ab, pois o G é a segunda e não a 3. por mais que o som sejam o mesmo, Notas Enarmônicas (Sol# e Lab), a terça de Fá , sempre será lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana! Observei a mesma coisa!
      Por praticidade a gente acaba querendo nomear as notas pelas mesmas posições no instrumento, mas isso está errado. O acorde é formado com terças, não com segundas aumentadas! :)

      Excluir
    2. concordo, muito bem observado.

      Excluir
  4. Parabéns pelo trabalho, me ajudou muito. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Gostei :) me ajudou muito!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. excelente explicação. sou iniciante e pretendo aprender mais. parabéns. Roberto.

    ResponderExcluir
  7. cara cê pode me explicar essa escala menor porque tipo eu não entendi a do T ST T T T T ST REFERENTE AO Fm ja que e F A# C ao inves de F A C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo!

      Com relação a Escala Menor de F nós temos as seguintes notas: F - G - Ab - Bb - C - D - E - F, ou seja; F - G (1 T), G - Ab(1 ST), Ab - Bb(1 T), Bb - C(1 T), C - D(1 T), D - E(1 T) e de E - F(1 ST).

      Nesse caso a Tríade Menor de F ficaria da seguinte forma: F - Ab - C. F - A - C é a Tríade Maior e F - A# - C é a Tríade Aumentada.

      Ok !!!!

      Excluir
  8. Irmão, muito boa a explicação!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom,parabens..!!!

    ResponderExcluir
  10. Para quem quer aprender a tocar violão de forma fácil , mesmo que você seja um iniciante eu recomendo;
    Curso Básico Online Top Master Violão - Aulas de violão Online
    Este curso é para Iniciantes no Violão, tem 3 módulos progressivos e independentes; São 95 Aulas em Vídeos HD: cada Aula/música/exercício é um vídeo completo! Você NÃO precisa conhecer a letra ou a música para tocar!
    https://topmasterviolao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Paz Luiz!
    Além de tríades M.m , campo harmônico M.m, o que mais preciso pra aprender tocar samba dedilhado , arpejo, e é escala M.m pra usar? Por gentileza se puder tirar a duvida

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelas aulas, Deus continue abençoando!!

    ResponderExcluir
  13. - Essa página me ajudou bastante. Sou iniciante. Difícil encontrar os Acorde Harmônicos m (menores). As Escalas Menores na internet.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus,e muito difícil de entender.mas eu vou tentar.

    ResponderExcluir
  15. Excelente explicação, realmente as escalas dão uma base muito boa e essencial para qualquer músico iniciante.

    ResponderExcluir